quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Usabilidade: ainda são poucos os profissionais desta área no Brasil



Quando você está na internet navegando, como agora, por exemplo, não percebe que alguns sites são mais fáceis de acessar do que outros? As informações são encontradas de forma simples, as páginas e links estão definidos de maneira clara e direcionam para o lugar certo, e o desenho da página chama a atenção, sem conter poluição visual.

Para que tudo isso aconteça está começando no Brasil a atuação de um profissional bastante específico na internet: o profissional de usabilidade. Mas o que é usabilidade? Pela definição da International Organization for Standardization (ISO 9241-11, de 1998), usabilidade é a medida pela qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico.

Ultrapassando a definição da norma, na rede a usabilidade está relacionada aos estudos de ergonomia e da interação humano X computador, ou seja, trabalhar e estruturar tanto os textos, como as ferramentas da página de forma que o usuário possa navegar com facilidade, entendimento e eficácia, alcançando seus objetivos com aquele acesso. 

Usabilidade, arquitetura da informação e e-commerce

Humanizar o processo é decisivo na hora de converter interesse em venda. A informação deve ser construída para seres humanos, de modo que comprar online traga segurança, satisfação e comodidade.
Dia após dia somos soterrados por um sem-número de informações. Leis, placas de trânsito, números de telefones, compromissos, televisão, rádio, internet, todos querendo nos vender, todos querendo nos comprar. Não há dúvida que precisamos de boa parte dessa informação disponível, mas, nesse emaranhado de hiperinformação, você consegue assimilar toda a informação que precisa?

Segundo o psicólogo Davis Lewis, essa sobrecarga de informação sobre cada um gera o que ele chama de síndrome da fadiga da informação. Estresse, tensão, irritabilidade, dificuldade de concentração são apenas alguns sintomas negativos dessa nova era.

21 mitos sobre design e usabilidade na WEB


Segundo a UXMiths.
1. Pessoas lêem na Web
Estudos de usabilidade mostraram que as pessoas não lêem o conteúdo da Web palavra por palavra. Em vez disso, elas procuram por palavras específicas, parágrafos curtos ou posições significativas.
2. Todas as páginas devem ser acessíveis em 3 cliques
Ao contrário da crença popular, as pessoas não saem do seu site se não conseguir encontrar a informação desejada em 3 cliques. Na verdade, o número de cliques não afeta nem a satisfação dos usuários, nem a taxa de sucesso.
O que realmente importa é a facilidade de navegação e as constantes informações ao longo da navegação do usuário. “Se você não faz o usuário pensar sobre os cliques, ele não se importará de ter uns cliques a mais”.

Teclando Perigosamente

Há alguns anos atrás, a Microsoft disponibilizou no Windows a possibilidade de aceitar diretamente dos teclados os comandos "desligar", "dormir" (entrar em modo de espera) e "acordar" (voltar do modo de espera).
Os fabricantes de teclado, afoitos por aumentar a lista de funcionalidades de seus produtos, notaram que havia um espaço vazio entre o teclado direcional e as teclas del, end e page down. A idéia foi implementada a custo mínimo, pois não era preciso reorganizar nada no teclado. Do ponto de vista das vendas a curto e médio prazo, foi um sucesso, pois há alguns anos a maioria dos teclados que vejo estão saindo com essas opções embutidas.
Teclas power sleep e wake 

Afinal, o que é usabilidade?


Certa vez Frederick van Amstel foi entrevistado pelo jornalista Marcio Oliverio do jornal Expositor Cristãolink para um novo site e o resultado foi uma explicação sobre Usabilidade que até um leigo no assunto pode entender.
Marcio: O que é usabilidade ?
Frederick: Usabilidade é sinônimo de facilidade de uso. Se um produto é fácil de usar, o usuário tem maior produtividade: aprende mais rápido a usar, memoriza as operações e comete menos erros.

Métodos e Ferramentas de Validação de Acessibilidade web.(W3C - WCAG)

Metodologia de Validação de Acessibilidade.

A validação da acessibilidade deve ser feita por meio de ferramentas automáticas e da revisão direta. Os métodos automáticos são geralmente rápidos, mas não são capazes de identificar todas as vertentes da acessibilidade. A avaliação humana pode ajudar a garantir a clareza da linguagem e a facilidade da navegação. Deve-se começar por utilizar métodos de validação automáticos nas fases iniciais do desenvolvimento. As questões de acessibilidade identificadas anteriormente serão mais fáceis de evitar ou corrigir.

Os mitos na acessibilidade web

Os mitos na acessibilidade web.

Mito I.

"Acessibilidade Web é só para deficientes visuais."
Realidade: Pessoas cegas ou com baixa visão são terrivelmente prejudicadas pela falta de acessibilidade, pois, na maioria das vezes, elas não têm outra forma de obter a informação, a não ser através da internet. Mas não são elas as únicas que necessitam de acessibilidade.
Acessibilidade web é para...
  • ... Quem tem dificuldade para
    • ver a tela,
    • usar o mouse,
    • usar o teclado,
    • ler um texto,
    • Ouvir um som,
    • navegar na internet;
  • ... Quem usa um navegador diferente;
  • ... Quem usa um equipamento muito antigo;
  • ... Quem usa um equipamento muito moderno;
  • ... Quem tem uma linha de transmissão muito lenta;
  • ... Quem está num ambiente ou situação que limita alguns dos seus sentidos ou movimentos, ou que requer a sua atenção.
Enfim, acessibilidade web é para todos!