terça-feira, 24 de agosto de 2010

Usabilidade como dinamizador de interação

Em linhas gerais, a usabilidade tem como principal objetivo facilitar, sem deixar de se tornar agradável, a interação do usuário durante a navegação no website. Como se sabe, esta questão vai muito além de um design arrojado ou bonito.
Um website, seja ele feito para a internet, ou para o telefone celular, deve oferecer ao usuário uma disposição das informações que o leve para a obtenção de suas respostas -e, conseqüentemente, propiciar uma experiência que gere benefícios para os negócios da empresa. Promover a interação entre o usuário e as informações dispostas na implica em entender e, se possível, prever o comportamento humano nessas situações.

Arquitetura da Informação: surge uma nova profissão

No passado recente da Web, para manter um site com conteúdo atualizado e com um aspecto agradável para os visitantes, bastava a figura do webmaster, do programador e do trabalho de um bom designer.
Nos últimos tempos, no entanto, com o aumento crescente da quantidade de informações na Web, nem sempre de qualidade, relevância e confiabilidade, é preciso encontrar novas formas para destacar um site entre os demais.