terça-feira, 9 de março de 2010

10 lições para usabilidade

Várias pessoas, na comunidade de usabilidade, dizem que o livro "Não me faça pensar: uma abordagem do bom senso à usabilidade na web", de Steve Krug, é uma Bíblia da Usabilidade para as "pessoas comuns". Ele explica, de forma breve e concisa, tudo o que se precisa saber sobre os conceitos iniciais de usabilidade na web. Para avançados, é uma ótima oportunidade para relembrar e refrescar a memória. 






O site UX Booth está no ar há mais de meio ano, e quando começou eu era considerado o "homem comum" do grupo. Depois de me aprofundar nos conceitos de usabilidade e levar isso a sério, eu li novamente o livro de Krug e destaquei o que considero ser os melhores insights e pensamentos desse livro.
Eu realmente recomendo que você leia o livro, se tiver chance, mas aqui vão algumas coisas para você ir pensando enquanto isso. Algumas são simples e diretas, mas vale a pena relembrar; outras são apenas boas frases; e outras farão você realmente pensar.

As lições

1. Usabilidade é...
Usabilidade significa ter certeza de que algo funciona bem, e que uma pessoa com habilidade ou experiência média poderá utilizar o site atendendo seus propósitos, sem ficar frustrada.
2. Aplicações Web deveriam ser auto-explicativas
O mais humanamente possível, quando você olha para um site ele deve ser evidente. Óbvio. Auto-explicativo.
3. Não me faça pensar
Via de regra, as pessoas não gostam de quebrar a cabeça tentando entender como fazer algo. Se quem fez o site não liga para fazer as coisas óbvias, isso pode acabar com a confiança do próprio site e de seus publicadores.
4. Não me faça perder tempo
Muito do uso da internet é motivado pelo desejo de poupar tempo. Como resultado, usuários acabam agindo como tubarões: eles precisam continuar em movimento ou morrerão.
5. Usuários ainda se apegam ao botão "voltar"
Não há, realmente, uma penalidade por se adivinhar errado. Diferentemente do trabalho de um bombeiro ao combater um incêndio, a penalidade por se adivinhar errado em um site é há apenas um ou dois cliques no botão de "voltar". Ele é uma das coisas mais utilizadas nos navegadores...
6. Somos criaturas de hábitos
Se encontramos algo que funciona, nos agarramos nisso. Uma vez que nos deparamos com uma situação que funciona, ainda que de forma bem ruim, nossa tendência é não olhar para nenhum outro caminho, mesmo que existam melhores. Usaremos formas melhores de navegar se esbarrarmos em alguma, mas raramente procuramos por isso.
7. Sem tempo para conversa fiada
Conversa fiada é como a entrada em um jantar: pouco ou nenhum conteúdo, basicamente para socializar. Mas a maioria dos usuários web não têm tempo para isso. Eles querem ir direto ao prato principal. Você pode e deve! eliminar as entradas (e conversinhas e enfeites e todo o blá blá blá) o máximo possível.
8. Não perca a busca
Algumas pessoas, usuários com algum domínio em sistemas de busca, irão quase sempre procurar uma caixa de busca ao acessar um site. Provavelmente são as mesmas pessoas que procuram o vendedor mais próximo ao entrar em uma loja.
9. Temos mapas mentais
Quando queremos voltar em alguma coisa em um determinado site, ao invés de responder a um tipo de sensor físico sobre onde isso está, temos que lembrar onde o que queremos está, dentro de uma hierarquia conceitual, e então refazer nossos passos.
10. Torne fácil o retorno ao início
Ter um botão à vista, em todos os tempos, dá certeza ao usuário que não importa o quão perdido ele esteja, sempre é possível recomeçar, como clicando num botão de reiniciar ou usando um cartão "saia da cadeia".

Fonte:  http://imasters.uol.com.br/artigo/13580/usabilidade/10_licoes_de_usabilidade/

Nenhum comentário: