quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Métodos e Ferramentas de Validação de Acessibilidade web.(W3C - WCAG)

Metodologia de Validação de Acessibilidade.

A validação da acessibilidade deve ser feita por meio de ferramentas automáticas e da revisão direta. Os métodos automáticos são geralmente rápidos, mas não são capazes de identificar todas as vertentes da acessibilidade. A avaliação humana pode ajudar a garantir a clareza da linguagem e a facilidade da navegação. Deve-se começar por utilizar métodos de validação automáticos nas fases iniciais do desenvolvimento. As questões de acessibilidade identificadas anteriormente serão mais fáceis de evitar ou corrigir.

Os importantes métodos de validação que se seguem são abordados com mais profundidade na seção de validação do documento de técnicas do WCAG 1.0link para um novo site, e são:
  1. Utilizar uma ferramenta de acessibilidade automatizada. Note-se que as ferramentas automáticas não incidem sobre todas as questões da acessibilidade, como seja a clareza de um texto, a aplicabilidade de um equivalente textual, etc.
  2. Validar a sintaxe(por ex., HTML, XML, etc., em: validador HTML do W3Clink para um novo site).
  3. Validar as folhas de estilo (por ex., CSS, valide em: Validador Css do W3C.link para um novo site).
  4. Utilizar um navegador só de texto (Lynx ou Webvox) ou um emulador.
  5. Utilizar vários navegadores gráficos, com:
    1. o som e os gráficos ativos;
    2. sem gráficos;
    3. sem som;
    4. sem mouse;
    5. sem carregar frames, programas interpretáveis, folhas de estilo ou applets.
  6. Utilizar vários navegadores, antigos e recentes.
  7. Utilizar um navegador de emissão automática de fala, um leitor de tela, software de ampliação de tela, uma tela de pequenas dimensões, etc.
  8. Utilizar corretores ortográficos e gramaticais. Uma pessoa que, para ler uma página, se sirva de um sintetizador de voz, pode não ser capaz de decifrar a melhor aproximação do sintetizador a uma palavra que contém um erro de ortografia. A eliminação dos problemas gramaticais aumenta o grau de compreensão da página.
  9. Rever o documento, verificando-lhe a clareza e a simplicidade. O melhor é pedir a um revisor literário experiente que reveja o conteúdo escrito e avalie a clareza da redação.
  10. Peça a pessoas com deficiências que revejam os documentos. Estes usuários , com ou sem experiência, são uma fonte inestimável de informações sobre o estado dos documentos, no que diz respeito ao seu grau de acessibilidade e de facilidade de utilização.

Avaliadores de Acessibilidade - Validadores Automáticos.

Os avaliadores ou validadores de acessibilidade, são ferramentas automáticas que fazem uma pesquisa no código de uma página emitindo relatórios onde indicam os erros de acessibilidade segundo as prioridades sugeridas nas Diretrizes para a Acessibilidade dos Conteúdos da Web - 1.0 link para um novo site.
O número de avisos em relatórios de acessibilidade normalmente supera em muito a quantidade de erros listados. Isso ocorre em razão da capacidade limitada das regras que podem ser testadas automaticamente por esses softwares.
Existem diferenças relevantes entre as ferramentas de avaliação de acessibilidade, principalmente na sua aderência aos Web Standards (padrões Web), portanto, para obter um bom resultado, é mais garantido testarmos em mais de um desses softwares.
é também bom lembrar que a metodologia para se fazer uma boa acessibilidade numa página não se resume na aprovação desses avaliadores automáticos, eles são tão somente referência para se chegar a uma acessibilidade de excelência, para descobrirmos erros muitas vezes imperceptíveis numa avaliação manual. Uma avaliação também só feita por pessoas com deficiência incorre no erro da página ficar acessível somente aquela deficiência, ou à tecnologia assistiva que ela esteja utilizando. Acessibilidade é se fazer algo o mais universal possível, para todas as pessoas com deficiência, para todos os tipos de acesso (rápidos ou lentos, banda larga ou discado) e para todos os tipos de dispositivos (leptops, celulares, de tecnologias assistivas, etc.).
Aí estão os avaliadores mais conhecidos e utilizados:
* baseado no ( Web Contents Accessibility Guidelines 1.0 (Diretrizes para a Acessibilidade dos Conteúdos da Web - 1.0) link para um novo site
Nota do autor: as Diretrizes Irlandesas de Acessibilidade na WEBlink para um novo site são também uma excelente fonte de estudo e aprendizagem no desenvolvimento de páginas acessíveis na internet.

Por: MAQ - Marco Antonio de Queiroz.
Originalmente publicado na Bengala Legallink para um novo site em Agosto de 2006

Disponível em: http://acessodigital.net/art_maq_validacao.html

Nenhum comentário: